O Institut de France foi fundado em 25/10/1795, agrupando 05 (cinco) academias: Academia Francesa, Academia de Belas Artes, Academia de Ciências, Academia de Ciências Morais e Políticas, Academia de Inscrições e Belas Letras.
O Instituto administra fundações, museus, castelos e palácios. Além disso, tem 04 bibliotecas: Biblioteca do Instituto, Biblioteca Mazarine, Biblioteca Thiers (essas três, em Paris) e a Biblioteca du Musée Condé, em Chantily.
Endereço: 23 quai Conti, 6º arrondissement, em frente a Pont des Arts.
Como chegar: Metrô - Louvre -Rivoli
Institut de France Foto de: Patrícia C. de Amorim |
A Pont des Arts, é uma ponte de pedestre que liga o Institut de France até a praça central do Louvre.
É a primeira ponte metálica de Paris, esta inovação deve-se a Napoleão Bonaparte., na sequência de um projeto inglês. Os engenheiros Louis-Alexandre de Cessart e Jacques Dillon, conceberam a ponte para assemelhar-se a um jardim suspenso, com árvores, bancos de flores e bancos.
Em 1976, foi verificado que esta ponte tinha várias deficiências, causadas por dois bombardeamentos aéros durante a 1ª e a 2ª Guerra Mundial, bem como, danos causados por colisões de barcos.
Foi construída uma nova ponte, entre os anos de 1981 e 1984, idêntica aos planos de Louis Arretche, reduzindo o número de arcos de 09 para 07.
A ponte atualmente serve de estúdio a céu aberto para pintores, artistas, fotógrafos que são atraídos pelo seu ponte de vista único.
Durante o verão, é um local para piqueniques.
Tornou-se também um hotspot para casais apaixonados que prendem um cadeado no parapeito e jogam as chaves no Rio Sena.
Pont des Arts à noite, de um lado o Institut France, atrás a Catedral de Notre Dame Foto retirada do site: wikipédia |
Os cadeados do amor na Pont des Arts Foto retirada do site: m.viagem.uol.com.br |
Institut de France e a Pont des Arts Foto de: Patrícia C. de Amorim |
Nenhum comentário:
Postar um comentário